segunda-feira, 27 de abril de 2009

O melhor dos últimos 15 anos, quando a queima ainda não tinha atravessado o rio

Afinal não sou só eu a achar que o melhor disco português dos últimos anos é "O Monstro Precisa de Amigos" dos Ornatos Violeta. Numa votação lançada pela Antena 3 para comemorar os 15 anos da rádio, os ouvintes votaram naqueles que seriam os melhores discos portugueses dos últimos quinze anos. O resultador pode ler-se aqui.

Fica uma das minhas favoritas, A Chaga. Fazia parte da banda sonora da adaptação televisiva dos livros Uma Aventura, mas não sei por alma de quem aparece a ilustrar uma sequência de imagem da série Naruto.

Tive oportunidade de vê-los ao vivo na Queima de 1900 e troca o passo, numa noite que incluía também os Silence 4, quando a Queima ainda era do lado de cá do rio. Sem fazer a mínima ideia de quem eram, e numa altura em que ir para as barraquinhas é que era fixe, esta banda chamou-me a atenção. Com muita pena, quando passei a conhecer o seu reportório eles saíram do universo musical português. Manuel Cruz, vocalista da banda, segue com outros projectos, mas nenhum deles me agrada tanto como os Ornatos.



Fim de Crónica

1 comentário:

micose_ou_mifrita disse...

Grande Banda sim senhor..
E grande album.
Também os vi ao vivo em Castelo Branco ainda sem conhecer realmente o seu trabalho.. e agora lamento nao ter sabido disfrutar ainda mais daquele diamante em bruto que tinha a minha frente.

( quanto a queimas, tenho muita pena de nao ter visto censurados a abrir para Xutos, vai fazendo uns 10 anos.. tenho o album desse concerto, e deve ter sido brutal... vem cá este ano os Tara Perdida, mas já nao é a mesma coisa...)