Florença, é tida com uma das mais belas cidades italianas. O seu espólio intra-muros é imenso e muito ficou ainda por ver, o extra-muros foi percorrido várias vezes.
O frio acentuava-se e o cansaço também marcava presença, assim que da primeira noite em Florença, fica apenas uma primeira passagem pelos locais mais marcantes da cidade: o Duomo (também conhecido entre os viajantes como Bombo ou Dumbo), a Piazza della Signoria e a Ponte Vecchia. Muitos dos sítios já vinham dos postais. Mas ao vivo têm outro impacto. Pelo facto de não ser normal ver casas em cima de uma ponte (o contrário infelizemnte por vezes acontece) a Ponte Vecchia chamou-me a atenção e foi talvez o monumento mais fotografado pela minha máquina.
Para tarde, seguimos para mais umas quantas igrejas e finalmente o Duomo. O homem sempre teve vontade de ver as coisas de cima, e por isso, à oportunidade de ver Florença do alto, não se diz, mesmo que para isso se pague 8€ e mais de 400 degraus para subir. A vista é sem dúvida impressionante, mas a falta de abrigo do topo da cúpula de Brunelleschi provoca alguns arrepios. A noite cai e não resta muito para ver. Passeio pela rua mais movimentada da cidade, e mais uma igreja de onde somos escorraçados porque ia haver missa. Curiosa esta recepção ao turista. Turista não casa com cristão. Em Itália, pelo menos foi assim. Este foi o primeiro episódio de expulsão de turistas de igrejas, mas outros se seguiram.
À noite, o frio só permite um pequeno passeio pelo centro. Ficou guardado para o dia seguinte a subida Piazza Michelangelo para a fotografia panorâmica sobre a cidade. Ao contrário da vista da véspera, nesta consegue-se ver tudo o que caracteriza Florença. E também as centenas de japoneses que por aqui páram, sempre de máquina fotográfica em riste. Parecem coelhos saídos da toca.
Para o fim tinha ficado a visita à estátua de David, mas uma greve dos funcionários do museu, antecipou o roteiro turístico de Florença. Ficou muito por ver, por falta de tempo e de orçamento. Siena ia ser o terceiro capítulo.
Banda sonora do post são o Crookers com Backstreet Lover. Não tem nenhuma relação especial com a viagem ou com Florença. São mais uns que ansiavam por estar aqui neste blog. Não é? Tem jeito os míudos.
Fim de Crónica
Sem comentários:
Enviar um comentário