terça-feira, 30 de março de 2010

Arquipélagos

Há muitos vídeos bonitos na net. Vídeos que nos comovem e não nos deixam indiferentes. Mas o certo é que muitas vezes as imagens dos vídeos repetem-se debaixo dos nossos olhos e não somos capazes de fazer nada.
Perto da minha casa há um senhor que é uma ilha. E na sua ilha tem objectos. Anda de mão estendida para ver se alguém o tira da ilha. Mas não sei se junta o dinheiro todo para comprar uma viagem de barco que o tire de lá. A maior parte das pessoas pões os olhos na calçada e ignora. Eu prefiro abanar a cabeça e dizer que não. Acho que um não é melhor que indiferença. Mas no fundo sinto que a minha contribuição para aquele senhor deixe de ser uma ilha é nula. Mas por outro lado tenho medo de lhe abrir as fronteiras do meu continente. Mas ele continua a ser uma ilha. Casos como estes há muitos. Desde de gente que vagueia, que dorme nos multibancos, que espreita a todo o caixote do lixo, e tudo isto debaixo dos meus olhos.



Para mim, o conjunto tem muita força. Se várias pessoas saírem dos seus continentes e derem as mãos a quem fico isolado, essa força pode ser maior e as ilhas deixem de ser ilhas. Para mim é inútil que se tente pagar esse bilhete com migalhas. Se é para pagar o bilhete, que se pague por inteiro.

Apesar de toda a carga do que aqui se escreveu, não queria deixar de vos dar música. Os Two Door Cinema Club, lançaram há coisa de semanas o seu álbum de estreia 'Tourist History'. E estou muito agradado com o resultado. Já passaram por aqui uma vez, e regressam com 'Eat That Up. It's Good For You' o meu tema preferido do álbum. Não é para esquecer o que falei atrás, mas para irmos com alegria buscar os homens isolados.



Fim de Crónica

1 comentário:

Inês Caeiro disse...

Olá Zé! é impossível ficar indiferente ao teu post...e a esta realidade! Faço voluntariado com sem-abrigo e cada vez que saio para a rua ouço histórias de vida mt fortes...marcadas por mil sentimentos e sensações..Custa-me sempre vir embora e saber q não os vou tirar da rua...custa-me saber q demos 5 pares de calças e que uma pessoa ficou ao frio nessa noite, nessas noites...talvez uma vida...Sinto que muitas vezes a diferença está no dares-te em vez de dares simplesmente...É uma realidade apaixonante. Uma forma de "descer pra subir, pra crescer..." Que bom podermos ser uma gota no oceano! Beijinho grande : )