sexta-feira, 12 de junho de 2009

Santos

Mais logo Lisboa vai rebentar de festa. Mais logo vou estar na minha cama a contemplar umas belas horas de sono. Não vou estar presente nas festas de Lisboa. Eu sei que Lisboa vai sentir a minha falta e eu também vou sentir a dela. Desculpa Lisboa, mas não dá mesmo.

Um parisiense que partilha comigo o laboratório, disse que achava muito engraçada a ideia de haver as festas de Lisboa. Em Paris não havia nada disto. Talvez porque a sua dimensão não o permita. Em Paris cabem umas quantas Lisboas. Mesmo assim, dada a dimensão da nossa capital é assinalável que todo o seu povo e convidados, durante uma noite saia à rua para celebrar... um santo. A festa popular passa todos os anos na televisão, e os vários canais disputam a transmissão das marchas como se fosse o jogo de futebol. As marchas são o carnaval de Lisboa. Mas ao que parece, a festa que vale bem a pena faz-se pelos bairros, pelas colinas, pelas ruas estreitas. É essa a festa que eu lamento perder. Vou esperar mais um ano. Não será tarde para me iniciar nos rituais de festa de Lisboa.


Para contrabalançar com a onda rock que tem prevalecido nas últimas publicações desta casa, fica aqui um tema acústico-deprimente-fofo de Jessica Lea Mayfield, de nome Kiss Me Again.



Fim de Crónica

2 comentários:

Sofia R. disse...

Hoje vi um pouco dos casamentos (2 minutos) que se celebraram pelo Sant'António, e pus-me a pensar se gostaria de me casar com mais não sei quantos casais ao mesmo tempo, na mesma igreja, no mesmo dia, e ter andado em preparação com eles, num autocarro só para o efeito, com t-shirts a publicitar o evento, e etc etc. Visitar o museu do Comboio, ou lá qual era. Disto tudo, só queria visitar o museu. Adoro museus.

Já me perdi no que queria dizer de início.

Nunca fui às festas de Lisboa. Santos, para mim, é o São João do Porto. Odeio os exames por já não me deixarem por os pés no SJoão há dois anos. Não por todo o stress que me dão, mas ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE por não serem noutra data.

Vou-me calar agora.


Sofia Rocha*

micose_ou_mifrita disse...

Nunca achei particular interesse ao festejo dos Santos Populares. Talvez por não ser de Lisboa ou Porto. Ou talvez porque em Castelo Branco nunca houve a tradição deste tipo de festejos e como tal foram completamente ausentes (desconhecidos?!!) na minha infância/juventude.

Ainda assim hei-de experimentar um ano destes. Só para tentar perceber se realmente faz algum sentido para mim.

Da música gostei... melancólica q.b. ( e sim, deprimente tambem lhe assenta bem)