quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Allontanarsi dalla linea gialla

Venho despachar outro cliente. Mas para isso devo constituir um motivo forte para o fazer. Desde a 2ª feira dia 9 de Fevereiro, este é apenas o terceiro dia em que não passo mais de uma hora enfiado num comboio. Bem sei que isso pode ser rotina diária para muito boa gente, mas para mim não é. Era um meio de transporte que exercia algum fascínio sobre mim, mas que aos poucos vai-se tornando a coisa mais normal da vida. Pelo menos uma vez por semana cumpro duas horas de comboio.

Com a luz do dia as viagens tornam-se bem mais agradáveis. Nesse caso gosto de ir à janela, com a cabeça encostada ao vidro, e com os olhos do que está do lado de fora da carruagem. Absorvo o que posso. Apesar do caminho ser sempre o mesmo, e de aos poucos ir memorizando os marcos, há sempre um pequeno pedaço de paisagem que muda. Já sei que na linha do norte há dois túneis entre Lisboa e Coimbra os dois separados por alguns quilómetros, nas proximidades de Fátima.

Os comboios portugueses que frequento mantêm a tradição dos 10 minutos de atraso. Mas como repararam o título deste escrito está em estrangeiro. E queria deixar aqui a minha mensagem de apreço para a pontualidade que encontrei na ferrovia italiana. As mais apertadas ligações foram sendo feitas. O senhor maquinista até ia baixando a velocidade do comboio para ver se não chegávamos antes da hora. A frase do titulo ainda ecoa pelo meu cérebro de tantas vezes que a ouvi. A explicação é simples: cada vez que um comboio era anunciado numa estação, para além de todas as informações sobre destinos e paragens, a gravação pedia encarecidamente aos passageiros para se manterem por trás da linha amarela (linea gialla), para que guardassem uma distância de segurança à passagem do comboio.

Para que esta frase saia rapidamente das minha cabeça, fica uma boa banda sonora de viagem de comboio: Broken Records com Slow Parade. Tal como o comboio começa devagarinho, mas aos poucos vai acelerando.



Senhores passasgeiros por favor: Allontrarsi dalla linea gialla!

Fim de Crónica

Sem comentários: