sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O lado lunar

Anteontem levaram-me a passear. Levaram-me a conhecer Lisboa numa noite de chuva, num Inverno que está a ser bem rigoroso.

A noite só deixa os fantasmas na rua. A chuva encarrega-se de retirar todo o resto. Mesmo assim há sempre um turista que, por não ter outra oportunidade tão cedo, insiste em enfrentar o inóspito Janeiro da capital portuguesa.

A baixa está vazia. O silêncio é interrompido à passagem de veículos sobre rodas ou carris. A chuva essa, apesar de míuda não dá descanso. Há uma rua com algumas luzes. A rua do Coliseu. Já por uma vez tinha ali estado. Grande concerto. Tinha sido encontrar fino a 1€, mas tinha conseguido. Era hora de jantar e pouca gente estava por aquelas ruas. Mesmo assim, justificava a presença de uma profissão inovadora: o angariador de esfomeados. São jovens simpáticos que estão na rua, e que simpaticamente tentam cativar quem passa para o seu restaurante. Faz-me lembrar o tempo em que entregava flyers pela rua.

Depois de jantar, é tradição local beber uma Ginginha. Servida em copo de plástica, não foi feita para saborear. Foi feita para emborcar. Para trazer alegrias.

Espero pelo lado solar de Lisboa.

Descoberta de hoje: Psapp com Monster song. É dos nomes mais estranhos para banda que eu conheço. A música vem na linha deste espaço, ou seja, eu gosto!



Fim de Crónica

1 comentário:

An@ disse...

:)

a noite mostra sempre um outro lado de qualquer lugar, coisa... é sempre bom descobrir o que o espaço que nos rodeia tem para nos dar em alturas, momentos e tempos diferentes :)
um dia mostras-me isso como um espaço teu, eheh
*