sábado, 26 de janeiro de 2008

Teoria dos abraços

Decidi roubar este vídeo de um dos melhores blogues do mundo a seguir ao meu. Achei-lhe piada e decidi tecer alguns comentários a seu respeito.


Muito embora este vídeo seja exclusivamente dedicado a abraços entre homens, acho que tirando as palmadas vigorosas que damos no fim, em nada difere dos abraços que damos a senhoras ou meninas.
Ora este vídeo tira a magia toda ao abraço, porque assim deixa de ser uma coisa emocional para passar a ser um conjunto de regras e etiquetas que tenho de cumprir de cada vez que damos um abraço.
Ao ver este vídeo lembrei-me de uma frase que José Luís Peixoto escreveu no "Cemitério de Pianos" onde uma criança diz: "Dá-me um abraço com a força de que gostas de mim". Achei a frase fantástica. E pensei um pouco nela e a rever alguns abraços. Os meus abraços são tão mais fortes quanto o apreço que eu tenho por quem estou a abraçar. Se não houvesse esta admiração ou outro tipo de sentimento, acho que me ficaria pelo aperto de mão ou dois beijos, seguidos da pergunta retórica: "Então? Tudo bem?".

Mas nunca me vou esquecer da inclinação da cabeça.

Fim de Crónica

Sem comentários: